ISBN

ISBN E FICHA CATALOGRÁFICA





ISBN
IMPORTANTE: Como seu livro será feito por demanda, ele será uma OBRA DO AUTOR.
Sendo assim, a responsabilidade sobre o conteúdo do texto é toda do autor, e só o autor pode registrar tanto o ISBN, quanto a Ficha Catalográfica da sua obra.

- Não temos condições legais de realizar tais trabalhos, fere as normas do
procedimento de registro junto ao órgão (Biblioteca Nacional).

AVALIE SE SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS.

Ter o seu livro identificado com o ISBN e a Ficha Catalográfica
é um fator que lhe garante a identificação inclusive comercial da obra.
Mas deve-se ter a exata necessidade da utilização dessas ferramentas, pois, além dos custos desses serviços, exige-se do autor um registro como EDITOR PESSOA FÍSICA na Biblioteca Nacional. Há um prazo de cerca de 20 dias úteis para a liberação desses registros, tempo este que será acrescido ao prazo de entrega do seu livro.

ATENÇÃO: Não podemos prestar esses serviços, pois não somos responsáveis pelo conteúdo, comercialização e distribuição de sua obra.

Para auxiliar à nossos clientes que desejarem ter ISBN em sua obra formatamos um “MANUAL PARA OBTENÇÃO DO ISBN PARA PESSOA FÍSICA”. Com o resumo e as dicas do preenchimento dessa solicitação junto a Biblioteca Nacional.

O ISBN - o que é?
International Standard Book Number

- É um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país.

A agência com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país e que representa, no Brasil, a Agência Internacional do ISBN é, desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional.

FICHA CATALOGRÁFICA - o que é?
Descrição bibliográfica de uma obra

- A importância da catalogação em uma Biblioteca está na descrição de suas obras, bem como nas opções de serviços e produtos gerados por ela. Ou seja, a catalogação de uma obra torna possível:
- recuperação por autor, título, assuntos, colaboradores, série, instituição, entre outros;
- a padronização das entradas de autor e assunto;
- a descrição de cada obra, apresentando autor, título, edição, série, assuntos;
- a indicação da localização das obras nas estantes da Biblioteca.
Ela tem tamanho padrão: 7,5cm x 12,5cm.
Deve ser impressa no verso da folha de rosto da obra.

SE DESEJAR TER O ISBN

Se você o desejar, poderá registrar seu livro como Editor Pessoa Física acessando o site www.bn.br e cadastrando-se no site da Biblioteca Nacional.

Escolha no site, a opção:
SERVIÇOS PROFISSIONAIS, depois AGÊNCIA BRASILEIRA ISBN e, em seguida, CADASTRAR PESSOA FÍSICA. Após isso, prossiga, obedecendo às instruções indicadas.

SE DESEJAR TER FICHA CATALOGRÁFICA

Se você o desejar, poderá contratar a assessoria de um bibliotecário profissional.

Indicação: Entre em contato com a Sra. Maria Isabel Schiavon Kinasz (CRB 9/626) pelo e-mail: isa.kinasz@terra.com.br

Trata-se apenas de uma indicação. Não nos responsabilizamos nem interferimos no relacionamento comercial entre as partes.

Apenas aferimos a grande experiência da Sra. Maria Isabel no trato do assunto.

- O autor pode contratar quem ele bem desejar para catalogar seu livro.