DIAGRAMAÇÃO
- Faça você mesmo


 


GABARITO ELABORADO PARA SER
EXECUTADO NO WORD (.DOC)


Se você é acostumado a trabalhar com o Word, poderá diagramar seu livro tranquilamente
a partir do modelo de diagramação oferecido gratuitamente pela Edição por Demanda.

Nosso objetivo é ajudá-lo a diagramar sozinho seu livro.

As informações apresentadas a seguir, são simples, mas exigem um bom conhecimento do software Microsoft Word, caso você não as compreenda, ou necessite de uma diagramação mais elaborada, com inserção de tabelas, imagens e notas de rodapé, será melhor você contratar um diagramador para realizar seu trabalho.

ENTENDENDO A LÓGICA
A idéia é que: Você utilize esse nosso modelo como se fosse um GABARITO, colando seus textos, subtítulos, cabeçalhos,.... sobre dos textos, subtítulos, cabeçalhos,.... do nosso gabarito, assim seu livro ficará com a mesma aparência do modelo oferecido.

BAIXE, SALVE EM SEU COMPUTADOR E ABRA O GABARITO FORNECIDO PELA EDIÇÃO POR DEMANDA

Baixar Gabarito

NO GABARITO VOCÊ JÁ RECEBERÁ PRONTO:
- A dimensão da página do livro;
- O andamento do livro;
- As fontes dos títulos e subt[itulos, dimensão e espaçamento dos caraceres.

ANTES DE COMEÇAR A DIAGRAMAR:
Compreenda a melhor maneira de copiar seu texto e colar exatamente em cima do gabarito

IMPORTANTE: Para poder colar seus textos, subtítulos, cabeçalhos,.... no gabarito, da Edição por Demanda, eles terão de estar completamente “limpos”, sem qualquer formatação anterior.
Chama-se isso de “TEXTOS NÃO FORMATADOS”.

Como transformar seus textos, subtítulos, cabeçalhos..... em “TEXTOS NÃO FORMATADOS”?

Para facilitar, coloque um ícone chamado (colar especial) em sua barra de ferramentas do Word.
Proceda da seguinte maneira:

Colar Especial

Passo 01: Clique em ferramentas, na barra de diálogo do Word.
Passo 02: Procure : PERSONALIZAR e clique
Passo 03: Na janela da esquerda procure “EDITAR” e clique e cima
Passo 04: Na janela da direita procure “COLAR ESPECIAL” clique em cima e segure, arrastando o ícone até a barra de ferramentas do Word.

COMO COPIAR ( seus textos originais)
Em seu texto original; Selecione um item por vez. (ou apenas o subtítulo ou apenas o texto do parágrafo ou apenas o título...) use o atalho (CTR+C) em seu teclado

COMO COLAR (textos não formatados)
Depois do texto copiado em seu original, vá até o atalho “Colar especial” na barra de ferramentas. Clique em cima, irá abrir uma janela de diálogo, selecione a opção “TEXTO NÃO FORMATADO”, e de OK.

Gabarito como colar

Cole o que você copiou ou apenas o subtítulo ou apenas o texto do parágrafo ou apenas o título.

Assim você irá item por item, completando o gabarito, repare por exemplo: Se o parágrafo for longo, o Word irá abrindo páginas.

Toda vez que quiser um novo subtítulo, copie do gabarito e cole-o em sua diagramação normalmente (sem usar o atalho de colar especial). Apenas quando você quiser que o texto copiado assuma a configuração do gabarito é que o atalho deve ser usado.

CUIDADOS:
Este modelo que a Edição por Demanda oferece, é aberto. Significa que, você pode modificá-lo, incrementá-lo da maneira que desejar. Sendo assim, tome cuidado para não perder o arquivo de gabarito original.

DICA: Anote em um rascunho de papel, qualquer referencia diferente que você utilize em seu livro, como por exemplo: espaçamentos especiais, outras fontes que queira utilizar, etc., para que no decorrer da diagramação, se você quiser repetir essa referencia novamente, você conseguirá aplicá-la com facilidade.

LEMBRE-SE QUE: A diagramação fica mais bonita e limpa quando segue e obedece a um único critério do início ao fim do livro.

DICA: Treine antes de começar para valer!



MÃOS A OBRA: COMECE A FAZER SEU LIVRO

Como proceder PASSO A PASSO:

1) Abra os 2 arquivos, texto original e o gabarito de diagramação.
2) Salve o arquivo do modelo com outro nome.

Macete para salvamento: Um livro demora algum tempo para ser diagramado, então, quando for parar o trabalho, salve o arquivo numerando-o com a data (ex: Livro 12-03-2012.doc) e vá guardando todos arquivos anteriores, mesmo gastando memória, essa ação evita perda de trabalho. No final do livro você poderá jogar os arquivos mais velhos fora. Sendo assim toda vez que você parar o trabalho, salve como um novo arquivo.

DICA: Evite salvar com os nomes de: arquivo final, livro em andamento, etc. - Arquivos com esses nomes só nos confundem na hora de recuperá-los.

3) Coloque a visualização do gabarito para 75% ou 50% para enxergar 2 páginas na tela.

IMPORTANTE: Diferente da forma que se visualizam na tela, as páginas ÍMPARES de seu livro estarão na DIREITA. Para melhor compreensão disso, clique em visualizar a impressão. (Faça isso toda vez que tiver dúvida de que lado a página deva estar).

Visualização do Gabarito

4) Comece com o Cabeçalho: Nas páginas ímpares escreva o título do seu livro e nas pares o nome do autor.

Visualização do Cabeçalho

Procedendo assim em todas as páginas do livro aparecerão cabeçalhos.

ATENÇÃO: Observe que no gabarito, nas primeiras páginas o cabeçalho não aparece (isso acontece para uma diagramação ficar mais limpa). Clique em cima do espaço onde deveria estar o cabeçalho e observe que foi colocada uma caixa em branco na frente do mesmo.
Toda vez que você houver a necessidade de uma página em branco ou numa página que não deseje que o cabeçalho apareça, copie essa mesma caixa e a cole em cima do cabeçalho.

DICA: Deixe para fazer isso no fim, depois de seu livro pronto, pois essas caixas “correm” junto com os textos e isso costuma atrapalhar a diagramação.

5) ANDAMENTO DO LIVRO (como apresentado no gabarito)

A) O livro inicia-se deixando páginas 1 e 2 em branco, para um eventual autógrafo ou dedicatória escrita a mão.
B) Página 3 : FOLHA DE ROSTO - Nome completo do autor, título e subtítulo do livro, cidade e ano em que o livro estí sendo escrito. (conforme o modelo)
C) Página 4: Informações de impressão - Nome e dados da editora, ISBN e Ficha catalográfica (se houverem).
D) Página 5: Se quiser, aqui você poderá colocar agradecimentos, prefácio, nomear colaboradores e o que mais seu livro exigir. Para isso: Vá clicando e abrindo páginas, mas lembre-se que o índice sempre deverá estar em uma página ÍMPAR.
E) índice (sempre em uma página ímpar) Digite no gabarito todos capítulos e os números das páginas em que eles estão localizados.

 

ATENÇÃO: A contagem das páginas inicia-se a partir da primeira página do livro, lá no começo, mesmo ela estando em branco.
F) Página PAR seguinte ao índice: Se o índice for muito extenso, utilize esta página para continuá-lo, senão, deixe-a em branco. Lembrando que as páginas pares estão à direita do livro e são os fundos das páginas.
G) Página ÍMPAR após índice : INICIANDO O TEXTO DO LIVRO. Proceda da maneira explicada anteriormente e vá colando os textos sem formatação, item a item em cima do gabarito.
H) Para encerrar o livro, como acontece no início, deixe 2 páginas em branco.
ATENÇÃO: O livro sempre tem páginas pares.

6) INICIANDO O TEXTO DO LIVRO
Copie o subtítulo do seu livro e cole-o como “texto não formatado” no gabarito (como explicado acima).
Copie o um parágrafo do seu texto original, e cole-o como “texto não formatado” no gabarito. E assim por diante.

- Trabalhe sem pressa, tenha bom senso e seja organizado.

A diagramação de um livro de 200 páginas realizado por um profissional, leva de 8 a 16 horas de trabalho; por isso no início, tenha calma e paciência, que as coisas ficarão mais simples e claras à medida que você for realizando o trabalho. Salve continuamente seu arquivo e revise-o várias vezes para evitar erros.

7) FECHANDO SEU ARQUIVO PARA ENCERRAR SEU LIVRO.
Para ter certeza absoluta de como ficará seu livro você deverá, como explicado anteriormente: Ir em visualizar impressão. Porém, se tiver de corrigir qualquer coisa terá que fechar a visualização e procurar a página que deverá ser corrigida.

IMPORTANTE: A Edição por Demanda, não recebe arquivo em Word, para enviá-lo, você terá que salvá-lo e formato em (.PDF) para impressão (300DPI).
PDF é um software que garante que seu arquivo não será violado, ele funciona como se fosse uma impressora. Se não tiver o PDF em seu computador você poderá baixá-lo facilmente pela internet

VERIFICAÇÕES IMPORTANTES DO LIVRO
1) Se seu livro terminou em página PAR
2) Se não existe caixas em branco em frente aos de textos. (principalmente aquelas do cabeçalho)
3) Se os critérios são os mesmos do inicio ao fim do livro (misturar fontes, normalmente deixa o livro feio).
4) Mesmo fechando o arquivo em .PDF, verificar se alguma coisa não ficou fora de lugar.

OBSERVAÇÃO:
O SOFTWARE MICROSOFT WORD, embora seja extremamente difundido e esteja instalado na maior parte dos computadores, não é o software que profissionais de diagramação de livros utilizam. Sua aplicação é voltada para documentos avulsos. Embora o Word, tenha inúmeros recursos ele é um tanto complicado e muitas vezes, acontecem coisas inexplicáveis no decorrer da diagramação. Sendo assim, alertamos que os autores tenham calma e trabalhem tranquilos para se chegar a um bom resultado final na diagramação do seu livro.

Lembrando que: As informações, procedimentos, dicas e lembretes aqui apresentados podem variar devido à versão do programa Word utilizado.

 

Nós da Edição por Demanda, agradecemos sugestões que facilitem e
melhorem essa nossa busca de auxiliar as pessoas que desejam
diagramar seus livros sozinhos. Se desejarem entrem em contato com
faleconosco@edicaopordemanda.com.br e enviem suas dicas!

Obrigado e bom trabalho!
                     Equipe da Edição por Demanda

 

Depois do livro diagramado, volte a nossa página inicial, faça um pré-orçamento para ter uma noção dos custos e em seguida clique em "QUERO FAZER MEU LIVRO", para dar início ao processo de produção.
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